segunda-feira, 23 de março de 2009

ENSINO E APRENDIZAGEM COM AFETIVIDADE

Vygotsky veio contribuir com suas teorias viabilizando o entendimento da estrutura do pensamento e da aprendizagem com a Zona de Desenvolvimento Proximal. Na teoria de Vygotsky a emoção é considerada a base da construção do conhecimento. Para ele a emoção não é isolada do intelecto e está na base do conhecimento e do pensamento, analisando as relações entre afeto e intelecto com os signos sociais.
Antes a escola era um dos ambientes de maior responsabilidade com o dever de contribuir para o processo de desenvolvimento social global.
Com os avanços das TICs a educação vem tomando outro formato e o que antes era responsabilidade imputada a escola agora também é delegada aos cidadão no espaço/ tempo viável a aprendizagem. Essas pessoas docentes, mas principalmente discentes também e em diversos momentos assumem posições simultâneas na sociedade contemporânea.
Hoje está claro a importância que o indivíduo precisa desempenhar sobre suas tarefas no mundo globalizado: no trabalho, na vida social, conjugal e familiar. O sucesso é algo que vem de dentro, assim como a vontade de aprender, mas essa chama interna precisa de um acendedor externo e de um combustível que a mantenha acesa.
Esse acendedor e combustível é a motivação que vem do afeto com o objeto de estudo, mas principalmente de quem ou de como media uma situação de ensino ou orientação.
Autoria: Sílvia Trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário